O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou uma série
de ensaios para avaliar a qualidade do pavimento de concreto na Serra da
Rocinha, em Timbé do Sul (SC). Os testes fazem parte do controle técnico do
empreendimento e são conduzidos pelo Consórcio Construtor do Lote 2 das obras
de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC.
O método da
Mancha de Areia é utilizado para avaliar a profundidade média da macrotextura
do pavimento, medindo a rugosidade superficial da pista. A macrotextura tem
grande influência na aderência dos pneus ao pavimento, sendo essencial para a
segurança viária, conforto dos usuários e redução do risco de aquaplanagem,
além de melhorar a drenagem da água da chuva.
Já o International Roughness Index (IRI) é um índice utilizado para medir a irregularidade longitudinal do pavimento. Na Serra da Rocinha, está sendo utilizado o equipamento Merlin, uma estrutura metálica com uma barra oscilante e um sistema de medição acoplado. Esse equipamento permite avaliar as variações da superfície ao longo da rodovia. Os dados coletados são essenciais para monitorar o desempenho da via, identificar a necessidade de manutenção e garantir a qualidade contínua da estrada. Fonte: Assessoria de comunicação