IMG-LOGO
LOGO
Polícia

Governo anuncia contratação de servidores para segurança pública

Governo anuncia contratação de servidores para segurança pública

 Todas as contrações serão realizadas via concurso público

Mais de dois mil e setecentos novos servidores devem reforçar a área da segurança pública do Rio Grande do Sul ao longo de 2025. Conforme o Governo do Estado, todas as contrações serão realizadas via concurso público, e tanto a publicação dos editais quanto o preenchimento das vagas devem ocorrer ainda este ano.

 

Para o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado, Guilherme Wondracek, a reposição nos efetivos é muito importante, porém, ele argumenta que a iniciativa é mínima diante dos problemas enfrentados pela categoria. Entre eles, a falta de aumento salarial que, segundo Wondracek, contribui para que muitos agentes desistam da carreira.

 

A falta de reajuste salarial também é uma preocupação do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Estado. O presidente do Sindicato, Isaac Ortiz, destacou que a situação desmotiva a categoria. Segundo ele, cento e cinquenta agentes desistiram da carreira em 2024, apenas na Polícia Civil. Em janeiro deste ano, ao menos cinco solicitaram desligamento.

 

Entre as vagas anunciadas pelo Governo, mil e duzentas são para soldados da Brigada Militar, trinta para delegados da Polícia Civil, quatrocentas para o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar e ainda setenta para peritos criminais.

 

Confira a relação completa de vagas:

Brigada Militar

1,2 mil vagas para soldado;

30 vagas para oficial especialista em saúde

120 vagas para aluno-oficial do Quadro de Oficiais do Estado Maior

 

Polícia Civil

30 vagas para delegado

360 vagas escrivão

360 vagas para inspetor

 

Corpo de Bombeiros Militar

400 vagas para soldado

 

Instituto-Geral de Perícias

70 vagas para perito criminal

54 vagas para perito médico-legista

110 vagas para técnico em perícia

 

VIAVanessa Pedroso/Rádio Guaíba

Compartilhe: