Veículo
teria perdido os freios antes de tombar em ribanceira na RSC-453.
A capotagem de um ônibus que transportava professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por volta das 11h dessa sexta-feira (4), matou sete dos seus 35 ocupantes. Outros 26 ficaram feridos. De acordo com informações extraoficiais, o veículo perdeu o freio antes de sair da pista e despencar em uma ribanceira em trecho da rodovia estadual RSC-453 no município de Imigrante (Vale do Taquari).
Após a identificação de cada um dos acidentados, a UFSM deve divulgar em breve a lista oficial de nomes. Já se sabe-se, porém, que os óbitos incluem os de seis mulheres e um homem – o motorista não está entre os casos fatais. “Nunca tínhamos vivido um caso como esse, em 63 anos de instituição”, lamentou a vice-reitora Martha Adaime.
Viajavam no coletivo o motorista, três professores e 31 estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM. Eles pretendiam fazer uma visita a um estabelecimento especializado no cultivo de cactus na região.
Dos 26 sobreviventes com ferimentos, 18 foram encaminhados a hospitais de
Estrela, Lajeado e Teutônia. Ao menos 20 permaneciam internados na noite dessa
sexta-feira, dois deles em estado grave e outros dois em situação que inspirava
cuidados. A causa do acidente é investigada.
Manifestações oficiais
Por meio de um comunicado oficial, a UFSM prestou informações sobre o episódio e manifestação de pesar e solidariedade às vítimas e suas famílias. A Reitoria montou um gabinete de crise e decretou luto oficial de três dias, incluindo a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nessa sexta-feira (4) e sábado. Outros eventos foram suspensos ou cancelados em Santa Maria.
Autoridades municipais, estaduais e federais também repercutiram a tragédia. A Prefeitura de Santa Maria disponibilizou acolhimento e apoio psicológico aos parentes dos acidentados. O mesmo fez a administração municipal de Imigrante, oferecendo “todo o suporte necessário”.
Em âmbito estadual, o governador Eduardo Leite postou mensagem nas redes
sociais. “O Rio Grande do Sul está de luto. Seguiremos acompanhando de perto
essa situação tão triste e oferecendo apoio a todos os envolvidos”. Já o
Ministério da Educação se colocou à disposição para prestar apoio à UFSM.
(Marcello Campos e Pedro Marques)