IMG-LOGO
LOGO
Geral

MP diz que mudança do feriado do Dia da Consciência Negra em cidade do RS contraria lei

MP diz que mudança do feriado do Dia da Consciência Negra em cidade do RS contraria lei

MP diz que mudança do feriado do Dia da Consciência Negra em cidade do RS contraria lei e cobra explicações de prefeito

O Ministério Público (MP) notificou a Prefeitura de Dilermando de Aguiar, na Região Central do Rio Grande do Sul, após o município transferir o feriado nacional do Dia da Consciência Negra de 20 de novembro, esta quarta-feira, para 23 de dezembro. A justificativa da prefeitura é a ampliação dos dias de folga do funcionalismo no Natal.

O Ministério Público cobra que o prefeito Claiton Ilha (MDB) "justifique a alteração do feriado no município, posto que está contrariando legislação federal". Para o promotor Joel Oliveira Dutra, "fica evidente que o ato administrativo de transferir o dia dedicado à memória de Zumbi e comemoração da consciência negra é inválido, devendo ser revogado". O município deve responder ao MP ainda nesta terça (19).

Em entrevista à RBS TV, o prefeito explicou a mudança nas datas, alegando não ver racismo na cidade.

A data de 20 de novembro marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e é nela que se celebra o Dia da Consciência Negra. O feriado nacional foi sancionado em 21 de dezembro de 2023, na Lei Nº 14.759, após aprovação pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

De acordo com a legislação brasileira, o feriado nacional autoriza o funcionamento das atividades em setores que são classificados como essenciais. Na ausência de convenção coletiva, a decisão pode ser negociada entre empregador e funcionário.

Professores da rede municipal de ensino da cidade manifestaram contrariedade à medida do Executivo. Enquanto aguardam se a decisão vai ser revertida ou não, professores do município afirmam que vão trabalhar reflexões sobre o tema racial com os alunos nesta quarta-feira.

"Dentro da sala de aula, o nosso trabalho vai por água abaixo. Tu passa para os alunos a importância da Consciência Negra, da data, e simplesmente no dia 20 não vai ter o feriado, data em que ela é celebrada. Queremos que isso seja revisto. Acreditamos que seja de extrema importância ser mantido esse feriado principalmente nas escolas", disse a professora Luana Pinheiro.

Dilermando de Aguiar fica a 47 km de Santa Maria, principal cidade da região, e a 339 km de Porto Alegre. A população do município é de 2,8 mil pessoas. Foto: RBS TV/Reprodução

Compartilhe: