IMG-LOGO
LOGO
Social

Estudantes da Lomba do Pinheiro conquistam prêmio mundial de robótica nos Estados Unidos

Estudantes da Lomba do Pinheiro conquistam prêmio mundial de robótica nos Estados Unidos

Os Lobóticos — como se chama o grupo formado por estudantes de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre — receberam, neste sábado (22), o prêmio da categoria Melhor Modelo de Solução na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos. O evento é considerado a Copa do Mundo de Robótica.

Os alunos da rede municipal se destacaram entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países. O grupo criou uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O "parque do futuro" conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço.

Ficamos emocionados pelo reconhecimento ao trabalho da Nathallya, do Matheus, da Gabriele, da Suri, da Lara e do Vítor, que, tão jovens, já expressam todo esse potencial de usar a inovação para pensar em melhorar a vida da comunidade local — comenta a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.

O grupo embarcou rumo ao torneio na última terça-feira (18). Após a competição, os Lobóticos ficarão mais uns dias nos Estados Unidos, onde terão uma série de experiências, como uma visita guiada à Nasa, agência aeronáutica norte-americana. O retorno a Porto Alegre será no dia 28 de abril.

 

A equipe é formada por cinco alunos que estão entre o 4° e o 5° ano do Ensino Fundamental: Nathalya Andrielly de Abreu Gonçalves, Vitor Muller Machado, Lara Bella Bernardes Hoffmann — os três com 10 anos — e Matheus Luis Carpes da Rocha e Sury Rafaelle Alves da Silva, ambos de nove anos. Além deles, a equipe conta com uma monitora, aluna do 9° ano, Gabrieli Bolico Welter, 14 anos. A liderança e mentoria ficam por conta da professora Cristiane Pelisolli Cabral. Fonte: GZH.com

Compartilhe: