Critério para receber o medicamento é não ser vacinado e ter contato próximo alguém que testou positivo nos últimos 5 dias
O Centro de Pesquisa Clínica Oncosite, situado no Instituto de Oncologia de Ijuí – IOI, no noroeste gaúcho, integra oficialmente a lista dos sete centros participantes no país que estão realizando o estudo com o medicamento antiviral Molnupiravir, da farmacêutica Merck Sharp & Dohme - MSD.
O estudo clínico busca coletar informações
complementares às obtidas com outra pesquisa realizada com o Molnupiravir, a
qual empregou o medicamento em pacientes com diagnóstico positivo para a
doença. A nova pesquisa está avaliando se o medicamento é capaz de evitar a
propagação dos sintomas do Coronavírus entre pessoas que foram expostas ao
vírus dentro de casa. Os pacientes que receberão o medicamento, precisam ter
contato próximo com alguém que testou positivo nos últimos 5 dias.
Outro critério para receber a medicação, é que o paciente não seja vacinado. As pessoas que já receberam a vacina, podem não apresentar sintomas, interferindo assim nos resultados finais da pesquisa.
A médica do IOI, Joise Wottrich disse que o antiviral já é validado e eficaz para o tratamento dos sintomas da Covid-19. “A pesquisa engloba a Profilaxia, uma técnica comprovada e utilizada em diversas doenças, pois previne que a doença se manifeste quando o paciente entrar em contato com o vírus”, complementa.
O medicamento administrado via oral, funciona como profilaxia pós-exposição (PEP). O fármaco já está sendo comercializado no Reino Unido, no Paraguai e nos Estados Unidos.
O estudo está em busca de voluntários. Para participar é necessário ter mais de 18
anos e entrar em contato com o Instituto de Oncologia de Ijuí, através do
telefone (55) 99162-7978. Por-colabore/foto:Emilly
Pletsch